sexta-feira, 6 de julho de 2018

exposição "Almofadinhas - Experiência B" no ​Museu Bispo do Rosário


Grupo "Almofadinhas", formado por três artistas homens que bordam, promove um encontro entre suas obras e as de Bispo do Rosário.

Após participar da Residência Artística CASA B no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) durante o mês de abril, o grupo Almofadinhas, formado por Fábio Carvalho (RJ), Rick Rodrigues (ES) e Rodrigo Mogiz (BH), três artistas que tem o bordado como ponto em comum de suas produções, apresenta até 6 de julho a exposição “Almofadinhas | Experiência B”, com obras do grupo, tanto já existentes quanto as que criadas durante a residência artística, e de Arthur Bispo do Rosário, incluindo obras do mesmo nunca antes exibidas ao público, criando-se um diálogo simbólico entre a produção do grupo com a de Bispo do Rosário.

Fábio Carvalho - (Re)pouso das Sibilas (detalhe) - 2018
crédito
 da foto: Fábio Carvalho, 2018
Para salvar esta foto em maior resolução,clique com o botão direito do mouse
e selecione "Salvar imagem como..." ("Save Link as...")

Fábio Carvalho - Luctas, Condecorações - 2018
crédito
 da foto: Fábio Carvalho, 2018
Para salvar esta foto em maior resolução,clique com o botão direito do mouse
e selecione "Salvar imagem como..." ("Save Link as...")

O grupo "Almofadinhas" surgiu em meados de 2015, quando os três artistas começaram a realizar conversas à distância, por meio das redes sociais, sobre as afinidades conceituais e imagéticas de suas obras. Em seus trabalhos, dedicam-se a temas do território do sensível e do delicado. Trazem o bordado masculino mais uma vez para o centro da Arte Contemporânea, e assim provocam a tradição ocidental patriarcal, arraigada à ideia de que esta é uma atividade artesanal do campo feminino, doméstico e de importância inferior, ampliando as discussões sobre questões de gênero, afetividade, memórias e sexualidade.

Os trabalhos de Arthur Bispo do Rosário compreendem coleções de objetos e bordados. Nos bordados Bispo usava os tecidos disponíveis, como lençóis ou roupas, e para obter linha para bordar desfiava o uniforme azul de interno. Bispo começou a produzir suas peças para atender a um "chamado" místico, e preparar um inventário do mundo para o dia do Juízo Final, quando ele se apresentaria a Deus, com o manto especial no qual ele trabalhou por todos os anos em que se dedicou ao inventário. Bispo fez também estandartes, fardões, barcos, mobiliário, faixas de miss, fichários, objetos do cotidiano, entre outros, num total de mais de 800 peças, nas quais bordou desenhos, nomes de pessoas e lugares, memórias dos tempos de marujo, frases com respeito a notícias de jornal ou episódios bíblicos.


Rick Rodrigues - Choveu (detalhe) - 2018
crédito
 da foto: Rick Rodrigues, 2018
Para salvar esta foto em maior resolução,clique com o botão direito do mouse
e selecione "Salvar imagem como..." ("Save Link as...")

Rick Rodrigues - Série Balanços (detalhe) - 2018
crédito da foto: Rick Rodrigues, 2018
Para salvar esta foto em maior resolução,clique com o botão direito do mouse
e selecione "Salvar imagem como..." ("Save Link as...")

O convite aos Almofadinhas para participar do programa partiu do curador do mBrac, Ricardo Resende, que também foi o curador da primeira exposição do grupo, realizada em 2017, em Belo Horizonte. Nesta nova edição a curadoria contou com Diana Kolker, gerente de educação do mBrac e coordenadora do programa de residências CASA B junto à Ricardo Resende.
Ricardo Resende, no texto para a exposição dos Almofadinhas em 2017, ao comentar o uso do bordado pelos artistas do grupo, afirma:

Têm essa linguagem como suporte do devaneio estético que dá um novo sentido ao gesto de bordar e, consequentemente, ao bordado. Enfeitar, adornar é um desvio da vida prática de resultados que pauta a tal sociedade do desempenho. Para Fábio Carvalho, Rick Rodrigues e Rodrigo Mogiz, o bordado permite uma experiência interior estética. Cada um à sua maneira, todos imprimem com o bordado a sua mensagem poética.
Os três artistas têm necessidade dessa técnica ancestral de “enfeitar” tecidos. Usam a técnica para expressar visões do mundo e desde que se encontraram influenciam e interferem um no trabalho do outro. O resultado do que fazem com a técnica, como não poderia deixar de ser, é bonito, tocante e sedutor. Causam impacto pelas cores, pela delicadeza e, claro, quando mais se aproxima e com atenção redobrada para os trabalhos, descobre-se que não é só de estética que tratam. Surpreendem. Na verdade, causam estranhamento.
Mimetizam a beleza vista nos objetos de pano pois, de fato, leva-se um ‘susto’ quando se descobre o real motivo dos bordados, pois estamos acostumados com o bordado de enfeite. São questões ainda tabu para a humanidade o que abordam com seus trabalhos. Gênero, sexualidade, memória, família, guerras, violência e os costumes, a ambiguidade de ser sensível na sociedade contemporânea, subvertendo o universo cultural da feminilidade em suas poéticas. Os artistas aqui não são seres disciplinados, tão pouco conformados e, muito menos, ‘bonzinhos’. Não. Eles subvertem os modos, subvertem a própria arte ao fazerem da frugalidade dessa atividade, arte.


Rodrigo Mogiz - A primeira estrela da manhã (detlahe) - 2018
crédito da foto: Rodrigo Mogiz, 2018
Para salvar esta foto em maior resolução,clique com o botão direito do mouse
e selecione "Salvar imagem como..." ("Save Link as...")

Rodrigo Mogiz - A primeira estrela da manhã - 2018
crédito da foto: Rodrigo Mogiz, 2018
Para salvar esta foto em maior resolução,clique com o botão direito do mouse
e selecione "Salvar imagem como..." ("Save Link as...")

A Casa B – Residência Artística  é o programa de residência da Escola Livre de Artes (ELA) do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), dedicado a artistas, curadora(e)s e educadora(e)s para o desenvolvimento de pesquisas e poéticas através do diálogo com a comunidade, o território e com outros programas desenvolvidos pelo museu. O projeto é um processo experimental e colaborativo, busca que a interface entre arte e sociedade não se reduza ao momento expositivo, mas que seja parte de um processo experimental que se desenvolve na intercessão entre arte e cuidado, curadoria e educação, criando convergências entre as práticas artísticas, curatoriais e educacionais.

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra de Arthur Bispo do Rosário – um dos expoentes da arte contemporânea, de reconhecimento nacional e internacional e que viveu internado na Colônia por 49 anos. Além de realizar exposições do acervo de Bispo do Rosário e artistas contemporâneos, a instituição toma para si o desafio de integrar arte e saúde, criando novas perspectivas sobre arte, educação e cuidado e expandindo suas ações através da Escola Livre de Artes.


SERVIÇO:
Exposição Almofadinhas | Experiência B
Visitação: até 6 de julho, de terça a sexta (exceto feriados), de 10h às 17h
Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac)
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Edifício Sede – Taquara, Jacarepaguá
Telefone: 3432-2402